
Ora, mas que espírito tristonho deixa-se-ia abater por alguns obstáculos diante de tão iminente ciclo? O aprendizado empírico metafísico da existência, o sofrimento da vida.
Ahhh mas viver não é de todo sofrimento diriam-me alguns, e poderiam outros afirmar ainda que nunca conheceram dor no curso de sua vida.
Pois diante deste fato encontramos aqueles que clamam por uma felicidade eterna, perfeita e entediante, tal felicidade caso fosse tangível levaria qualquer um à loucura atrofiaria seu espírito privando-o de sentir.
Uma vez ausente a dor restaria apenas o aborrecimento da perfeita e melancólica harmonia, e é justamente o caótico e oscilante turbilhão de sentimentos que nos faz sentir a vida.
Tão somente por conhecermos o frio é que sentimos o calor. É por não ter que passamos a desejar. É por presenciar a morte que louvamos a vida.
Sentimentos antagônicos não se anulam mas contrariamente se completam, fazem-se necessários um ao outro em consonante existência.
Mas então para que serve a vida se estamos fadados ao sofrimento eterno? Pois digo que eterna e sofrêga seria a existência que na infindável plenitude da perfeição não pudesse ansiar por um quinhão de transformação.
E o que tem a ver o sofrimento com a tranformação? Eis a dor como uma grande motriz que nos impele a encarar novamente o ciclo da transformação, a enfrentar a incessável torrente metamórfica do ser, existir, sentir, vi-ver tudo, talvez como realmente é... imcompleto porquê é diferente e diferente porquê é incompleto, fantástico porquê é imperfeito.
Seria inútil dizer-te; não sofras, pois seria o mesmo que dizer-te; não vivas, e a dor não é de todo ruim como também não é inútil nem de longe, diria que é um mal necessário e até mesmo que todos os males fazem-se necessários. Digo que não existiu e nem existirá um só ser, que desde seu nascimento até seu último suspiro de vida jamais tenha sofrido.
Mas sempre haverá aqueles que em virtude do medo de sofrer, jamais tenham vivido.
"xnk"
3 comentários:
aah, como escreve bem esse duende :)
"simplesmente" fantástico..
:*:*
Ramos,
yo no tengo cérebro pra ler tuas nóias essa hora. vou dormir que amanhã é nóis filosofando online again.
saudades, aparece, traz o sol e vamuprapraia.
Meu gnomo preferido...... tua cara.... é vc hahahaha beijão
Postar um comentário